Facebook

Arquivo do blog

Postagens populares

Como tudo começou...


O interesse pela corrida de rua pode nascer de várias formas. O meu nasceu da necessidade de me preparar para um concurso militar, onde eu precisava correr 1.800 metros em 12 minutos.

Lembro-me muito bem, de quando eu tinha lá meus 17, 18 anos, acordava cedo todos os dias para treinar. Tinha a sorte de morar perto de uma Vila Militar que dispunha de muito espaço para isso, e também alternava os treinos em uma pista de atletismo dentro de uma universidade pertinho da minha casa.

Naquela época não tínhamos todos esses recursos e aparatos tecnológicos que temos hoje.
Parece piada, mas eu treinava com um tênis Olympikus, desses básicos, tipo escolar. Uma bermuda de Lycra ou um shortinho de Tactel, e uma regata branca de algodão. (Poliamida só vim saber o que era há pouco tempo rsrs)

GPS então não existia, eu marcava a distância pelas marcações feitas pelo próprio exército no asfalto, ou contando as voltas na pista de atletismo.
Meu tempo era medido num cronômetro de plástico verde fluorescente, made in Paraguai, que mais parecia um brinquedo de criança. Rsrs


Pode ser que nada disso fosse indicado, mas era o que eu tinha na época... E eu acabei tendo que aprender a correr escutando o próprio corpo, acostumando com o ritmo. Tanto que hoje em dia quando tento acompanhar alguém com o ritmo diferente do meu, mesmo que seja mais lento, parece que alguma coisa está errada.

Tirei o concurso de letra e depois o treinamento militar ficou mais divertido. Aprendi a correr em pelotão e cantando, eu adorava a parte de correr e cantar (ALOKA kkk), e isso me deu um condicionamento respiratório incrível.

(Momentos antes do TFM, com cara de "Eu posso tudo!" kkkk)


Depois de quatro anos resolvi sair da área militar e buscar novas experiências. E acabou acontecendo o que acontece com muita gente... Trabalho, faculdade, casa, família, filhos... Milhares de atividades ganharam prioridade e o esporte acabou ficando em último plano. O que gerou oito anos de sedentarismo.
A situação se agravou depois que desenvolvi uma hérnia de disco na cervical, que em épocas de crise me fazia perder os movimentos dos braços. Nesse caso, só muito repouso, corticoide, fisioterapia e Deus no coração para superar a dor.



E ainda tive que aprender a conviver com as hienas da vida, que em vez de me dizerem palavras de força e esperança num momento assim, eu ouvia muitas coisas do tipo “Ihhh, isso aí não tem jeito, tem cura não” ou “Ahh você vai ter essa dor pro resto da vida. Vai ter que aprender a conviver com ela. Depois acostuma”, ou pior ainda “Você nunca mais vai poder fazer nenhuma atividade física, pois qualquer esforço pode desencadear uma nova crise”.

Imaginem algo assim, e então tudo começou a parecer ruim demais... Ganhei 10 quilos. Culpava os corticoides, a impossibilidade de fazer atividade física e ansiedade que me fazia comer desesperadamente.
Em 2011 levei um susto ao pegar os resultados do meu exame periódico no trabalho. O colesterol e os triglicerídeos estavam completamente alterados. E isso me fez dar um basta em tudo... Pensei: Sou nova, tenho um filho lindo para criar e quero viver muito ainda. Quero viver muito, e quero viver bem.  Aprendi a não fazer coisas que pudessem me deixar em crise novamente, para que assim não precisasse mais dos corticoides e melhorei minha alimentação, o que já me fez perder peso. Justamente nessa época foi quando um casal de amigos me contou que frequentavam as provas de corrida de rua, que eu nem sabia que existiam.

Procurei um médico para saber se correr poderia prejudicar meu problema. E ele me orientou que eu deveria sim praticar exercício, até para fortalecer a musculatura. Que eu começasse correndo pouco para ver como me sentiria, e que respeitasse meus limites sempre. Afinal, tudo em excesso pode fazer mal.

E como dizem que você sai do militarismo, mas o militarismo não sai de você. Eu resolvi encarar o desafio! Uma vez guerreira, guerreira sempre.
A partir daí resolvi acompanhar os amigos nas corridas de rua (Isis, você foi a minha maior incentivadora, obrigada!!). Corri minha primeira prova em Julho de 2012, o Circuito Vênus, e daí não parei mais! É tão bom quando você encontra amigos, e não hienas pelo caminho. É tão bom saber que eu posso.  A satisfação... A sensação é indescritível e inigualável.

(14 anos depois, no Circuito Vênus)

Confesso que hoje em dia não me dedico tanto, nem treino como gostaria. E é até por isso, estou criando esse blog. Quem sabe a vontade de compartilhar as experiências não me dá a disciplina necessária para encarar com firmeza o treinamento, não é?

E que venham muitas e muitas corridas pela frente!

0 comentários: